O estado do Rio de Janeiro terá feriado prolongado por 10 dias, o mesmo irá começar a partir da próxima sexta-feira (26) e acabar no Domingo de Páscoa (4).
O governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o prefeito de Niterói, Alex Grael, se reuniram, na manhã deste domingo no Palácio Laranjeiras, em Laranjeiras, Zona Sul, para discutir novas medidas de restrição em combate à pandemia da covid-19, no entanto, nenhuma decisão foi tomada. Mais uma vez, segundo fontes, ficaram em lados opostos o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o de Niterói, Axel Grael, e os gestores da Região Metropolitana do Rio.
Paes e Axel insistiram no feriadão prolongado, o que foi aceito pelo governador que fez a contraproposta: a antecipação vai ocorrer de 26 de março a 4 de abril, que é domingo de Páscoa. A fonte afirmou que "o martelo só será batido nesta segunda. E, provavelmente, não deve ser restrito à Região Metropolitana, mas para todo estado".
Um dos assuntos mais discutidos pelos governantes foi a antecipação do feriado. Em uma reunião anterior, que aconteceu entre os três na sexta-feira (19), também não houve acordo. Os prefeitos defenderam medidas mais duras para conter o avanço da covid-19.
Após a reunião, Paes usou suas redes sociais para comentar o encontro. "Não dá para se imaginar uma situação crítica na rede pública da cidade sem que o mesmo se repita nos demais municípios. Quero lembrar que todos os nossos leitos são regulados pelo governo do Estado, como deve ser em um sistema como o SUS. E assim desejamos manter", disse.
Funcionamento de bares e restaurantes
- Funcionamento com metade da capacidade;
- Entrada de clientes até 21h;
- Fechamento até 23h;
- Proibido vender bebida alcoólica para clientes em pé;
- Será permitido servir em mesas de até quatro pessoas;
- Drive-thru, delivery e take-away mantidos.
Comércio:
- Shoppings e centros comerciais com 40% da capacidade, das 12h às 20h.
Transportes:
- Manutenção da oferta de transportes públicos das 5h à meia-noite, de segunda a sábado, e das 7h às 23h aos domingos;
- Fiscalização do uso de máscara e álcool em gel nas estações;
- Proibição de fretamento de ônibus intermunicipais e interestaduais, exceto de transporte de trabalhadores.
Ensino:
- Escolas públicas e particulares fechadas.
Deixe sua opinião