Type Here to Get Search Results !

Ads

Casos de Polícia: Transplantes infectados com HIV

O blog do Magal - Opinião, cultura, economia e Política

Transplantes infectados com HIV: controle de testes deveria ser diário, mas era semanal; 'Objetivo de obter lucro'


Duas pessoas foram presas; policiais apreenderam materiais em endereços em Nova Iguaçu e na capital.


O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, afirmou, durante entrevista, nesta segunda-feira, que uma quebra no controle de qualidade dos testes de diagnóstico de HIV foi responsável pela infecção de seis pacientes transplantados no Rio de Janeiro. De acordo com Curi, o teste, que deveria ser realizado diariamente, estava sendo feito semanalmente visando diminuir as despesas do laboratório de análises clínicas PCS Lab Saleme e aumentar o lucro.

— As informações iniciais colhidas até o momento dão conta de que houve uma falha operacional de controle de qualidade nos testes aplicados ao diagnóstico de HIV. E tudo isso com o objetivo de obter lucro nessa questão dessas análises. A questão contratual também está sendo investigada pela Polícia Civil — explicou.

O delegado André Neves, diretor do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), complementou destacando que os reagentes precisavam ser analisados sistematicamente. A falta dessa prática aumenta as possibilidades de problemas:

— Houve uma quebra do controle de qualidade, visando à maximização de lucro e deixando de lado a preservação e a segurança da saúde dos testes. Os reagentes precisavam ser analisados sistematicamente, diariamente, e houve uma determinação, que estamos apurando, para que fosse diminuída essa fiscalização de forma semanal. E essa lacuna, você flexibiliza e aumenta a chance de ter algum efeito colateral

Os policiais apontaram que ainda não há informações sobre quem seria o responsável direto pela flexibilização e não deram detalhes de como o afrouxamento supostamente aumentou os lucros do laboratório.

Indagado sobre a possibilidade de outras pessoas terem sido infectadas, Wellington Dias, delegado titular da Delegacia do Consumidor (Decon), informou que cerca de 300 pessoas estão sendo testadas.

— Todas as pessoas que foram receptoras de órgãos estão sendo testadas, em torno de 300. Isso demanda um pouquinho de tempo, começou a ser feito, mas ainda não terminou — pontuou.

A Polícia Civil realizou, nesta segunda-feira, uma ação para cumprir quatro mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde fica a sede do laboratório, e na capital. Os alvos são suspeitos de envolvimento na emissão de laudos fraudulentos que resultaram no transplante de seis órgãos contaminados com HIV. A Delegacia do Consumidor (Decon) realizou a operação batizada de Verum.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Top Post Ad

Below Post Ad