O influencer Thiago da Cruz Schoba, que usa o nome Thiago Schutz para propagar discursos misóginos na internet e que ameaçou a atriz Livia La Gatto após uma sátira feita por ela, responde a um processo por ter dado um calote em uma médica oncologista que contratou a editora dele para publicar um livro de histórias de pacientes em tratamento de câncer.
“Eles sabiam que não iriam entregar [o livro] e ficavam iludindo. No final, eles sumiram mesmo”, relata a médica oncologista especializada em tumores do aparelho digestivo Renata D’alpino Peixoto.
Essa história começa em 2017, quando a oncologista assumiu o caso de uma paciente que tinha um câncer em uma glândula que fica acima do rim. A doença já estava em estado avançado e havia se espalhado para outros órgãos, quando o tratamento proposto pela médica e que foi desenvolvido na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, teve resultados positivos.
Ao voltar ao Brasil, com o câncer em remissão, a paciente (que terá o nome preservado) sugeriu que a médica escrevesse um livro com histórias de outros pacientes tratados por ela com o intuito de ajudar e inspirar pessoas em tratamento. Os recursos arrecadados seriam doados para ONGs
Utilizando recursos próprios, Renata pagou por artes e se dedicou para escrever um livro com 39 histórias de pacientes que foram tratados por ela. Ao concluir o trabalho, a médica procurou a Editora Schoba Ltda., que pertence a Thiago e ao irmão João Lucas Schoba.
Pelo serviço de editar, publicar, divulgar e comercializar 600 exemplares do livro, foi combinado que a médica pagaria pouco mais de R$ 12 mil reais. Ela fez três pagamentos e recebeu um arquivo digital com o livro, que nunca foi impresso.
“Eu investi tempo. Eu investi dinheiro nisso. Contratei uma pessoa para fazer as figuras e paguei a parte. Eu paguei R$ 12 mil para eles. Então você se sente enganado. Transformaram em um PDF, mas a verdade é que nunca fizeram nada para o livro sair do papel”, explica a médica.
Dois anos após o acordo que não foi concretizado, a mulher que inspirou o livro morreu e não viu a sua história publicada. Desde então a médica briga na justiça para ter o seu dinheiro de volta.
Em um processo que tramita no Foro de Salto, interior de São Paulo, já foi deferido o direito da médica receber os valores devidos pelo influencer e o irmão. Um bloqueio na conta de pessoa jurídica já foi autorizado, mas não foram localizados bens para serem executados na ação. O processo ainda está em trâmite e aguarda retorno da justiça.
A CNN procurou João Schoba, que é proprietário da editora e representante do irmão. Ele informou que o processo já foi extinto e que “é importante ressaltar que esse assunto nada tem a ver com os acontecimentos envolvendo o Thiago”. A CNN apurou que a extinção do processo se deu após o juiz reconhecer que a médica tinha direito a receber os valores da ação..
Deixe sua opinião