Racismo é um das causas da evasão escolar; lei incentiva ensino de história africana
Difícil não ter um aluno (a) negro(a) não ter sofrido preconceito ou racismo numa escola. Difícil um aluno ou professor adepto de religião de matriz africana não ter enfrentado discriminação ou algo pior. Aqui mesmo em Macaé tivemos "casos" assim, onde uma professora passou por uma situação de brutal preconceito e injúria....
Em 2003, foi sancionada a Lei 10.639 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "história e cultura afro-brasileira". Apesar da lei, infelizmente a regra não é cumprida em todas as escolas, mas deveria, pois o racismo é uma das causas da evasão escolar.
No Brasil, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola. Segundo o IBGE, quase metade dos homens negros, de 19 a 24 anos, não concluíram o ensino médio. Por isso quando falamos em universalização da educação, precisamos focar também nas relações raciais.
Quando se fala em educação para todos, não se discute com a mesma importância qual é essa educação. É preciso incentivarmos uma educação que dialogue com a história e a cultura africana e afro-brasileira, combatendo a evasão escolar do alunado negro, uma vez que ele passa a se sentir representado e cria uma identificação com a escola.
Precisamos propor uma educação que dialogue também com a herança de mais da metade da população. Assim como a história europeia, precisamos estudar as matrizes africana, asiática e indígena.
Deixe sua opinião