Uma nova pesquisa da Muhlenberg College em parceria com o programa Morning Call sobre as intenções de voto na Pensilvânia aponta que 51% dos entrevistados é mais favorável a Joe Biden e 44% a Donald Trump.
Quando se observa os mapas de delegados eleitorais de cada estado, Biden apenas tem mais caminhos para angariar 270 votos do que Trump tem de fazer o mesmo a essa altura do campeonato. Se Trump quiser vencer, ele precisará conquistar vário
s estados onde Biden está liderando, incluindo a Pensilvânia.
Apenas olhe para os estados onde Biden tem uma vantagem de 5 pontos percentuais ou mais agora. Esses incluem todos os estados nos quais Hillary Clinton venceu há quatro anos e também Michigan, Pensilvânia e Wisconsin.
Esse mapa dá a Biden exatamente 270 delegados eleitorais.
Um ponto chave para se observar é que a Pensilvânia tem sido o estado onde Biden está mais fraco na região dos Grandes Lagos. Não seria um choque se ele perdesse lá, mas vencesse em Michigan e Wisconsin.
Além disso, a batalha no Arizona não se parece com as em outros estados da região dos Grandes Lagos, como Michigan, Pensilvânia ou Wisconsin, nem demograficamente nem regionalmente. É muito mais diverso racialmente e fica no sudoeste. Erros em pesquisas eleitorais tendem a estar atrelados em regiões próximas e semelhantes demograficamente.
Isso significa que há uma chance decente de que Biden fique com o Arizona, ainda que exista um erro nas pesquisas das outras regiões.
Falando nesses estados que estão em uma região diferente e são mais diversos demograficamente, observe a Flórida e a Carolina do Norte. Biden está na frente por 3 pontos percentuais nas pesquisas eleitorais em ambos. Estes resultados estão na margem de erro, mas é possível imaginar Biden ganhando esses estados ainda que Trump consiga muito mais apoio de brancos sem um diploma de universidade nos Grandes Lagos.
Somando a Flórida, a Carolina do Norte e os estados onde Clinton venceu, Biden consegue mais de 270 delegados mesmo sem nenhum estado dos Grandes Lagos.
Os caminhos de Trump até 270 delegados eleitorais é bem mais limitado. Ainda que ele fique com os estados onde ele lidera e aqueles onde Biden possui uma vantagem menor do que 5 pontos percentuais, incluindo Arizona, Flórida e Carolina do Norte, Trump ainda não chegaria a 270 delegados.
Sem muito tempo, o que Trump precisa fazer é simples e complicado ao mesmo tempo: conseguir o Arizona, a Flórida, a Carolina do Norte e um estado dos Grandes Lagos, além da maioria dos estados que conquistou em 2016.
A boa notícia para Trump é que não importa qual dos estados dos Grandes Lagos ele consiga, qualquer um seria uma boa ajuda. A má notícia é que ele tem de vencer em vários estados onde ele está atrás por três pontos percentuais ou mais e pelo menos um estado onde está atrás por mais de cinco pontos.
Não é impossível, Trump ainda consegue fazer isso.
Biden, entretanto, deve ser considerado como favorito porque ele tem mais chances de alcançar os 270 delegados eleitorais necessários para a vitória.
Deixe sua opinião