Foto: Roberto Moreyra em 18-1-2020 / Agência O Globo Arthur Leal |
Freixo se diz 'aberto ao diálogo' sobre candidatura à prefeitura se houver união entre partidos de esquerda
Marcelo Freixo: após ser vencido duas vezes nas urnas, por Paes e Crivella, deputado federal reafirma que só volta a concorrer se houver união da esquerda.
Marcelo Freixo: após ser vencido duas vezes nas urnas, por Paes e Crivella, deputado federal reafirma que só volta a concorrer se houver união da esquerda.
Um abaixo-assinado encabeçado por artistas como Caetano Veloso, Malu Mader, Marina Lima entre outros grandes nomes da cultura brasileira trouxe de volta à pauta na esquerda a discussão sobre a possibilidade de o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL) voltar à corrida eleitoral pela prefeitura do Rio, conforme antecipado pela coluna de Lauro Jardim do GLOBO nesta sexta-feira.
Atualmente, a deputada estadual Renata Souza é a escolhida pelo partido para concorrer ao cargo em novembro — e já teve sua candidatura inclusive oficializada pela sigla. Freixo conta que ficou sabendo pela imprensa do documento, e que só depois recebeu ligações acerca do tema.
— Renata é minha candidata.
Fui surpreendido com esse movimento hoje (sexta-feira). Deixo claro que é um movimento que partiu da sociedade. Sempre defendi a unidade da esquerda, tanto agora, como para 2022. Se essa unidade for possÃvel, vamos estar sempre abertos a diálogo — disse Marcelo Freixo.
Questionado se estaria disposto a concorrer à prefeitura da cidade ainda este ano, o deputado federal deixou a possibilidade em aberto.
— Qualquer decisão minha será tomada junto com a Renata e com o partido.
Entendo o vazio polÃtico que tomou conta do Rio, e acho válido o movimento de diálogo. A unidade do campo progressista é muito importante, independente do nome — limitou-se a dizer.
A reportagem tentou contato com Renata Souza nesta sexta-feira, mas não obteve resposta.
Desistência em maio
Após ficar em segundo lugar nas disputas de 2012, contra Eduardo Paes, e em 2016, contra Marcelo Crivella, Freixo era o nome do PSOL para as eleições deste ano. No entanto, em maio, o deputado federal anunciou que não seria mais candidato ao cargo, segundo ele, poque não conseguiu formar uma frente ampla com os demais partidos de esquerda.
— A esquerda precisa ter maturidade — disse o deputado ao GLOBO na ocasião.
Fonte: Extra
Deixe sua opinião