Economia de até 40% no final do mês
Para dar uma aliviada no bolso, já que impostos e reajuste o consumidor não tem como cortar, pegamos dicas que possibilitam economia de até 40% no gasto com energia elétrica.
"É preciso revisar os hábitos para que a conta de energia não estoure o orçamento familiar", adverte o economista Gilberto Braga, professor do Ibmec e da Fundação D. Cabral. E a melhor maneira de economizar, segundo a Light, é controlar os aparelhos "vilões" do consumo. E os maiores deles são: chuveiro, geladeira, ferro elétrico e computadores.
Usando o chuveiro elétrico de maneira consciente o consumidor diminui os gastos de energia em 20%, informou a Light. A orientação é manter a chave seletora do aparelho na posição "verão".
Para ajudar na economia com a geladeira a recomendação é prestar atenção na borracha da porta. "Se não fechar corretamente, desperdiça energia", diz Braga.
Menos uso de ferro elétrico e lâmpadas ligadas
Para economizar os consumidores podem adotar algumas medidas: como acumular a roupa lavada para passar e não ligar o ferro elétrico várias vezes e não deixar luzes ligadas à toa.
"Apagar as lâmpadas dos ambientes não utilizados e vigiar os hábitos das crianças e de parentes que esquecem as luzes acesas também ajudam bastante", pontua o professor Gilberto Braga, economista do Ibmec e da Fundação D. Cabral.
Fechando a conta para economizar uma grana de energia elétrica vem uma das dicas mais populares e muitas pessoas nem se ligam: tirar os aparelhos eletrônicos da tomada. Em média, 10% da energia consumida em casa é gasta por aparelhos stand by.
"Um decodificador de TV a cabo só é usado cerca de cinco horas por dia. Retirá-lo da tomada nas outras 19 horas, por exemplo, gera uma boa economia de energia", disse a Light.
Priorizar a troca de aparelhos eletrodomésticos por aqueles que tenham selo Procel de eficiência energética também é uma recomendação de especialistas a ser seguida para economizar no gasto de energia.
Deixe sua opinião