Type Here to Get Search Results !

Ads

Toyota invade praia de Ipanema com um Stand

Toyota invade praia de Ipanema com um Stand Patrimônio Estadual quer retirada de estande da Praia de Ipanema

Presidente do Inepac deu 48 horas para agência de comunicação retirar a estrutura, que divulga um automóvel.

Uma casa de vidro de cem metros quadrados brotou esta semana no calçadão da Praia de Ipanema, entre os postos 9 e 10. Parte de uma ação publicitária da Toyota, a construção com vista para o mar e prazo de validade até 12 de dezembro já chegou a um dos principais cartões-postais da cidade provocando polêmica. Conforme noticiou nesta quinta-feira a coluna Gente Boa, do GLOBO, o presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Marcus Monteiro, não gostou do que viu e deu um prazo de 48 horas — que vence hoje — para que a Magic Comunicação, responsável pela construção do espaço que divulga um automóvel da marca, retire-o de lá. 

O argumento: a orla é tombada e o órgão não foi consultado sobre a construção da casa bem ali na areia de Ipanema.

— A realização de eventos na orla tem que passar pelo Patrimônio. E nós não autorizaríamos uma loja na praia, que não oferece nenhuma contrapartida à população. É acintoso privatizar o espaço público, uma ofensa à paisagem do Rio de Janeiro. Se o estande não for retirado até o fim do dia de amanhã (hoje), vou acionar o Ministério Público e a Justiça. Quanto mais eles demorarem para retirar, pior para eles. Vão ter que assinar um termo de ajustamento de conduta e pagar multa pelo tempo que ficarem ali — disse Monteiro.

A empresa Magic Comunicação afirma ter alvará da prefeitura e autorização do Corpo de Bombeiros e diz ter feito o pagamento de todas as taxas exigidas. Diz ainda que notificou o Inepac sobre a casa em 28 de novembro, dia em que ela foi aberta ao público. Mas, segundo o órgão, notificar é diferente de ter autorização.

“COMPROMETE A PAISAGEM”, DIZ TURISTA

Na praia, cariocas e turistas se disseram assustados com a “instalação’’, que avança para o calçadão.

— Costumo passear pela orla de Ipanema quando venho ao Rio e levei um susto quando vi essa casa aqui. Compromete a paisagem e polui o visual da praia — lamenta a empresária mineira Claudia Oliveira, natural de Uberlândia.

Moradora do Leblon, a comerciante Solange Mamezi também é contra a interferência:

— Se pode um, podem outros. Daqui a pouco a praia está cheia de estandes. Vai virar um mercado.

O designer gráfico Wilson Nóbrega se disse espantado com o “corpo estranho’’ em meio aos coqueiros da orla:

— Isso aqui é um lugar público. A gente vem para a beira do mar para se desligar do mundo e não para ser invadido por uma propaganda.

A Magic Comunicação ressalta que não agiu de má-fé e que está fazendo uma avaliação técnica da legislação para estudar que medidas serão tomadas em relação ao pedido do Inepac. Procurada, a Toyota não se pronunciou.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Top Post Ad

Below Post Ad