O blog do Magal - Opinião, cultura, economia e Política
No dia 1º de setembro, o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi ovacionado no Festival de Cinema de Veneza. O novo longa recebeu nada menos que 10 minutos de aplausos do público, tradição que indica o potencial de uma trama em premiações futuras.
Ainda Estou Aqui é um filme que promete, portanto, representar o Brasil em grandes premiações, como o Oscar. A produção promete entregar não só excelentes atuações, mas uma trama impactante que retrata uma parte importante da história do país.
Com o filme ganhando destaque internacional, já começamos a ficar curiosos sobre qual é a sua história, quem está no elenco, o que esperar e a data de estreia. Se você chegou aqui procurando por isso, chegou a hora de conferir tudo o que sabemos sobre o longa brasileiro Ainda Estou Aqui.
Ainda Estou Aqui: sobre o que é?
O filme Ainda Estou Aqui é uma produção do cineasta Walter Salles, nome bastante conhecido no Brasil. Ele é responsável por outras grandes tramas de sucesso nacional e internacional, como Diários de Motocicleta e Central do Brasil.
Para o novo filme, Salles adaptou a história contada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015. A obra narra a história de sua própria família, quando seu pai foi assassinado pela ditadura militar.
Rubens Paiva, pai do autor, foi um engenheiro civil e deputado brasileiro, e a sua morte foi confirmada somente 40 anos após o seu desaparecimento, em 2014. O político foi assassinado por Antônio Fernando Hughes de Carvalho, ex-tenente do Exército.
Ainda Estou Aqui, então, vai contar a história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, e a busca pelo marido desaparecido após ter sido exilado pela ditadura, um dos períodos mais revoltantes da história do Brasil.
O longa se passa na década de 1970, mostrando que a vida de Eunice mudou completamente após o acontecimento, se tornando uma ativista dos direitos humanos.
Ainda Estou Aqui: trailer
Até o fechamento desta matéria, o filme Ainda Estou Aqui conta apenas com um teaser. Apesar de curto, o vídeo já entrega uma amostra de toda a emoção e revolta que o longa deve causar no público.
O teaser destaca ainda a atuação de Fernanda Torres como Eunice, retratando toda a dor sofrida por uma família vítima da injustiça e da impunidade. Confira:
Quem Está no Elenco de Ainda Estou Aqui?
Além de Fernanda Torres, o filme Ainda Estou Aqui destaca Selton Mello como Rubens Paiva. Completam o elenco Maeve Jinkings, Antonio Saboia, Marjorie Estiano, Humberto Carrão, Valentina Herszage e Fernanda Montenegro.
Oscar para Fernanda Torres?
Com a repercussão do filme nas redes sociais, muitos estão falando sobre uma possível indicação de Fernanda Torres ao Oscar, a premiação mais importante do cinema. O assunto veio à tona relembrando o acontecido de 1999.
Na época, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, foi indicada ao Oscar por Central do Brasil, se tornando a preferida para a vitória. No entanto, quem venceu foi Gwyneth Paltrow por Shakespeare Apaixonado.
Mais de 25 anos depois do ocorrido, o caso ainda gera revolta nos brasileiros. Então, caso Fernanda Torres seja indicada à premiação por Ainda Estou Aqui, o Brasil terá a sua chance de reparação.
Quando Ainda Estou Aqui estreia nos cinemas?
A data de lançamento de Ainda Estou Aqui nos cinemas ainda não foi confirmada. Talvez, a trama chegue ao público geral após a exibição em mais festivais de cinema, o que deve acontecer somente em 2025.
A estreia pode ser anunciada junto ao lançamento do primeiro trailer oficial e outros detalhes importantes sobre a produção. Com isso, a dica é ficar de olho no Minha Série para não perder novidades sobre o longa-metragem!
Deixe sua opinião