Educação ah a educação
Não basta ter orçamento bilionário, se não tem gestor competente e projeto pedagógico. O Ideb vai ser sempre uma porcaria.
Ontem postei sobre Paulo Freire, hoje conto um episódio real...
Tempinho atrás eu estava numa Pousada numa área de praia. Também estavam lá; paulistas, bahianos, capixabas,( nós do RJ digo Macaé) e uma cearense. A maioria gente da área de educação.
Estávamos todos dentro da piscina, quando as paulistas, pedagogas, psicopedagogas começaram a exaltar o nível de SP. Nós sabendo do fiasco que é a educação pelas bandas de cá,ficamos em silêncio. Jamais citaria Macaé ou RJ. E o papo foi se aprofundando e tome críticas aos outros Estados.. Paulista é bairrista extremado. O negócio foi ficando feio de tanta humilhação. Aí veio o tiro de misericórdia. A cearense com aquele sotaque lindo e muito educada entrou na conversa. E como professora de matemática calou todos e todas.
Disse ela: Vocês estão falando muito da educação de SP. Mas qual é e o Ideb de lá? Silêncio.
- Então eu sou professora do Fundamental de escola cearense, e construimos lá um modelo de educação que hoje deveria ser copiado para todo Brasil. E para surpresa geral desandou a mostrar números. Deu um show.
A capixaba esposa de militar, tentou citar o modelo das escolas militares, passou vergonha. Entre as melhores notas do Ideb não consta escolas militares.
Moral da história...não basta ter uma Ferrari se você não sabe dirigir. Cidades com orçamentos bilionários e caótica educação.
Como disse a educadora o que conta são os números igual na matemática.
Temos que aprender com o Ceará.
Que quem cuida da educação aqui e acolá tenha vergonha na cara. E parem de roubar...
Deixe sua opinião