Type Here to Get Search Results !

Ads

Um questionamento sobre ética jornalística

Um questionamento sobre ética jornalística

Um questionamento sobre ética jornalística

Esse caso, já chegando ao fim, pois logo virá outro pior. Mas eu tenho antes de entrar no tema, um questionamento. Porque se expõe a vítima e não o agressor?

Por que um assassino confesso é chamado de suspeito? Não confessou? Como suspeito?

Quem estuprou Klara? Quem foi a enfermeira que ligou para o fofoqueiro (sem ética e empatia)?

As redes sociais foram dominadas com o nome da atriz ‘Klara Castanho' nesse fim de semana. Apesar de a artista estrelar uma das maiores produções nacionais deste ano, ao lado de Reynaldo Gianecchini, sua vida pessoal se tornou alvo de discussão.

Na quinta-feira (23/06), a apresentadora Antônia Fontenelle contou que conhecia uma atriz mirim de 21 anos que deu o filho para adoção. A fala remeteu a uma postagem do jornalista Matheus Baldi, em 24 de maio, que fazia um trocadilho com a identidade de Klara e confirmava o caso. O post de Baldi foi apagado, mas a história continuou na mídia.

No sábado (25/06), o colunista Léo Dias, do site de notícias "Metrópoles", publicou uma reportagem detalhando a gravidez de Klara. Na noite do mesmo dia, a atriz publicou uma carta aberta contando que sofreu abuso sexual, engravidou e, por não ter condições físicas e psicológicas de cuidar do bebê, decidiu dá-lo para adoção.

Ela revelou também que foi procurada pela equipe de Léo Dias com todas as informações do que estava vivendo. Uma enfermeira vazou à imprensa a notícia do nascimento do bebê. Klara conversou com o colunista e explicou a situação e pediu para não publicar a reportagem.

“Como mulher, fui violentada primeiramente por um homem e, agora, sou reiteradamente violentada por tantas outras pessoas que me julgam. Ter que me pronunciar sobre um assunto tão íntimo e doloroso me faz ter que continuar vivendo essa angústia que carrego todos os dias”, escreveu a atriz.

A fala da atriz abriu um questionamento sobre a relação entre a privacidade da vida de personalidades públicas e ética jornalística. A professora de Comunicação da UFMG Geane Alzamora diz que o que aconteceu com Klara é crime. “O que aconteceu foi uma violação dos preceitos universais do jornalismo”, pontua. Para ela, a informação deveria ter sido apurada com a atriz e confirmado se poderia, ou não, ser compartilhada com o público.

“O que difere o jornalismo de qualquer informação produzida na internet ou página de fofoca ou ruído é a checagem. No princípio de ética profissional e respeito à cidadania, todas as informações devem ser checadas com todos os envolvidos antes de virar público. Esse é o princípio do jornalismo que foi violado”, explica.

“Antes de a gente se perguntar qual é o valor notícia de uma informação, a gente tem que se perguntar qual é o impacto pessoal”, afirma Geane.

A professora completa que o veículo de comunicação e o jornalista podem ser penalizados pela notícia em razão da Lei da Imprensa. “Uma nota no site dizendo que a publicação foi um erro, na minha visão, não é o suficiente”, afirma.

 Internet relembra casos semelhantes 

Nas redes sociais, usuários lembraram que não é a primeira vez que Léo Dias expõe o abuso sexual de uma celebridade. O jornalista tinha uma relação conturbada com a cantora Anitta, que trocava informações com ele para não ter o estupro aos 15 anos revelado. No documentário “Made In Honório”, a poderosa detalhou o abuso e como se sentiu invadida pela mídia por ter que reviver o trauma anos depois e compartilhar com o Brasil.

Além de divulgar casos de abuso sexual, o jornalista é conhecido por dar “furos” que podem comprometer a carreira e vida pessoal de uma celebridade. Como Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, que teve a gravidez revelada pelo colunista antes de contar para a família.

Nesta segunda-feira (27/06), Léo Dias e o jornal Metrópolis postaram uma reportagem pedindo desculpas publicamente à atriz. “Apesar da minha proximidade com o fato, reconheço que não tenho noção da dor desta mulher”, escreveu.

 




O blog do Magal - Opinião e Política
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Top Post Ad

Below Post Ad