Imposto de Renda 2022: Receita prorroga prazo de entrega da declaração para 31 de maio
magal53abril 05, 20220
Prazo anterior se encerrava no dia 29 de abril. Governo espera receber 34,1 milhões de declarações. AReceita Federalprorrogou o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 para dia 31 de maio — antes, a data final era até 29 de abril.
A instrução normativa foi publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (5). Também foram prorrogados para maio os prazos relativos à declaração de Imposto de Renda de quem saiu do país e da declaração de espólio.O contribuinte que tiver imposto a pagar e quiser colocar a 1ª parcela ou a quota única em débito automático no banco precisa agora enviar a declaração do IR 2022 até o dia 10 de maio – antes, a data final era até 10 de abril.
No ano passado, a Receita também prorrogou o prazo de entregadas declarações para até 31 de maio. Na ocasião, o órgão justificou a decisão como medida tomada para suavizar as dificuldades impostas pela pandemia de coronavírus. Em 2020, também por conta da pandemia, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda foi postergado,mas para o dia 30 de junho.
Receita espera receber 34,1 milhões de declarações. O programa foi liberado para download desde o dia6 de marçoe está disponível no site daReceita Federal(clique aqui para acessar).
As restituições começarão a ser pagas no fim de maio e vão até setembro– sãocinco lotesde pagamento, um por mês. A estimativa daReceita Federalé que sejam entregues este ano cerca de 34,1 milhões de declarações. Quem é obrigado a declarar e não o fizer, ou enviar fora do prazo, terá quepagar multa de, no mínimo, R$ 165,74,e, no máximo, o correspondente a 20% do imposto devido.
Deixe sua opinião