Type Here to Get Search Results !

Ads

10 mentiras que Bolsonaro falou sobre as urnas eletrĂ´nicas


10 mentiras que Bolsonaro falou sobre as urnas eletrĂ´nicas

Para defender o voto impresso a todo custo, o presidente Jair Bolsonaro se atĂ©m a espalhar desinformaĂ§Ă£o sobre o sistema eleitoral brasileiro. A Proposta de Emenda Ă  ConstituiĂ§Ă£o (PEC 135/19) que define a implementaĂ§Ă£o das cĂ©dulas fĂ­sicas nos pleitos, foi derrubada em sua comissĂ£o especial, mas, ainda assim, estĂ¡ sendo votada no plenĂ¡rio nesta terça-feira (10).
De autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), a matĂ©ria pretende implementar uma impressora acoplada Ă s urnas eletrĂ´nicas. A tecnologia seria responsĂ¡vel por imprimir o voto e depositĂ¡-lo em um repositĂ³rio sem o contato manual do eleitor.
Mesmo sem apresentar provas, Bolsonaro questiona sistematicamente a segurança e a inviolabilidade das urnas eletrĂ´nicas. No dia 9 de março de 2020, o presidente afirmou pela primeira vez, durante um pronunciamento em Miami (EUA), que as eleições presidenciais brasileiras de 2018 teriam sido fraudadas, com suposta adulteraĂ§Ă£o do resultado do primeiro turno.
ApĂ³s se tornar alvo de inquĂ©ritos no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por fazer ameaças Ă  realizaĂ§Ă£o das eleições, o presidente Jair Bolsonaro fez diversos ataques Ă s Cortes . Bolsonaro chegou a falar que as eleições de 2022 nĂ£o seriam realizadas caso o voto impresso nĂ£o fosse aprovado no Congresso Nacional, o que foi interpretado por muitos como uma ameaça de golpe.
O chefe do Executivo foi obrigado a provar as fraudes declaradas, porém apresentou uma série de falsos argumentos sem nenhuma prova concreta . Confira abaixo as principais desinformações divulgadas pelo presidente Jair Bolsonaro para desacreditar o atual sistema eleitoral brasileiro:
  1. As urnas eletrĂ´nicas sĂ£o inseguras e nĂ£o auditĂ¡veis
HĂ¡ uma sĂ©rie de ferramentas para garantir a integridade das urnas, entre elas: auditorias prĂ© e pĂ³s-eleiĂ§Ă£o, auditoria dos cĂ³digos-fonte, lacraĂ§Ă£o dos sistemas, assinatura digital e publicaĂ§Ă£o do resumo digital, lacres fĂ­sicos, identificaĂ§Ă£o biomĂ©trica do eleitor, votaĂ§Ă£o paralela, Registro Digital do Voto (RDV), etc.
2. A impressĂ£o do voto dĂ¡ garantia de segurança que falta Ă s urnas eletrĂ´nicas.
O mesmo software que hoje Ă© questionado seria o responsĂ¡vel por imprimir o voto no papel. EntĂ£o, nĂ£o mudaria o sistema em si, apenas teria uma impressora acoplada, que poderia, ainda assim, ser alvo de questionamentos.
3. Se as urnas sĂ£o seguras, por que um hacker teria sido preso por invadir o sistema do TSE?
Um hacker entrou no sistema do Tribunal Superior Eleitoral, mas nĂ£o teria atingido as urnas eletrĂ´nicas. O TSE jĂ¡ explicou que as urnas nĂ£o sĂ£o ligadas Ă  internet em nenhum momento, por isso, nĂ£o seria possĂ­vel uma intervenĂ§Ă£o externa.
4. A apuraĂ§Ă£o do TSE Ă© feita de forma secreta e deveria ser pĂºblica
A Corte jĂ¡ explicou que as urnas eletrĂ´nicas fazem a apuraĂ§Ă£o automĂ¡tica, em processo pĂºblico e auditĂ¡vel. E que os dados, criptografados, sĂ£o transmitidos ao TSE para checagem de autenticidade. Todos os partidos polĂ­ticos e atĂ© mesmo sociedade civil pode conferir o cĂ³digo e a apuraĂ§Ă£o das urnas.
5. Somente Brasil, e outros dois paĂ­ses realizam eleições apenas com urnas eletrĂ´nicas, sem a impressĂ£o posterior do voto
Na verdade, segundo o TSE, 46 paĂ­ses usam urnas eletrĂ´nicas em suas eleições e, desses, 16 adotam mĂ¡quinas de votaĂ§Ă£o eletrĂ´nica de gravaĂ§Ă£o direta, sem qualquer interaĂ§Ă£o com cĂ©dulas de papel.
6. Bolsonaro mostrou um vĂ­deo em que um homem, apresentado como programador, afirma que Ă© possĂ­vel fraudar a contagem da urna eletrĂ´nica com facilidade.
Segundo o especialista Paulo LĂ­cio de Geus, as urnas tem um cĂ³digo-fonte que, se alterado, impede seu funcionamento.
7. Para tentar comprovar que houve fraudes nas eleições, Bolsonaro tambĂ©m apresentou vĂ­deos com depoimentos de violaĂ§Ă£o no registro dos votos.
Os vĂ­deos sĂ£o montagens que circularam nas eleições de 2018. PorĂ©m, na ocasiĂ£o, os tĂ©cnicos do TSE investigaram o material e mostraram que se tratava de uma fraude.
8. NĂ£o dĂ¡ para comprovar ou nĂ£o se houve voto nas eleições
Os partidos podem solicitar Ă  Justiça Eleitoral os resultados de cada urna e comparar com a totalizaĂ§Ă£o. NĂ£o Ă© uma informaĂ§Ă£o sigilosa.
9. "Quem tirou o Lula da cadeia, que o tornou elegĂ­vel, serĂ¡ o mesmo que vai contar o voto numa sala secreta no TSE" 
O ex-presidente Lula deixou a prisĂ£o apĂ³s decisĂ£o do STF vetar a prisĂ£o logo apĂ³s o julgamento em segunda instĂ¢ncia. O ministro Alexandre de Moraes serĂ¡ o presidente do TSE nas eleições de 2022. O prĂ³prio presidente Bolsonaro tem a prerrogativa de escolher ministros substitutos da Corte Eleitoral em lista trĂ­plice apresentada pelo poder JudiciĂ¡rio.
10. As urnas surgiram no final dos anos 90, mas a tecnologia ainda Ă© a mesma, a segurança, quase nada mudou 
As urnas eletrĂ´nicas apresentam o mesmo aspecto fĂ­sico para atender a diferentes populações e manter a acessibilidade. No entanto, o TSE afirma que a tecnologia Ă© aprimorada a cada dois anos e que as modificações sĂ£o passĂ­veis de conferĂªncia




Um blog com notĂ­cias selecionadas para vocĂª

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Top Post Ad

Below Post Ad