O SUV mais esperado de 2021 para chamar de seu
Os SUVs invadiram as cidades.
Parece exagero? Se você é do tipo "ver para crer", da próxima vez que precisar encarar o trânsito, olhe para os lados e terá sua prova. Se prefere os números, que não mentem, saiba que as vendas desse tipo de veÃculo quase triplicaram nos últimos dez anos, de acordo com um estudo da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de VeÃculos Automotores) e o segmento é, hoje, um dos que mais cresce no Brasil. Apesar da paixão do brasileiro pelo modelo ser indiscutÃvel, o carro mais vendido no mundo - e lÃder absoluto de sua categoria há sete anos no PaÃs - não é um SUV e sim um sedã, o Toyota Corolla.
Mas, no que depender da montadora, esses dois lÃderes em preferência ficarão mais próximos com o lançamento do novo Corolla Cross, o primeiro SUV da marca produzido no Brasil.
Não é um sedã, mas tem a herança Corolla
Em time que está ganhando não se mexe, não é mesmo? Apesar da inovação ser sempre desejável em um lançamento, é bom saber que aquele carro em que você está investindo seu dinheiro conta com a qualidade, durabilidade e confiabilidade. O Corolla Cross carrega esses três atributos presentes no DNA da Toyota e, como herança, o nome Corolla, o carro mais vendido da história, com mais de 48 milhões de unidades comercializadas desde 1966.
No Brasil, o Corolla Sedã é lÃder do segmento há 7 anos e o carro mais vendido de sua categoria em 2020. Um dos atrativos para o consumidor é que, assim como toda a linha Toyota comercializada no mercado brasileiro, o Corolla Cross conta com 5 anos de garantia e garantia estendida de 8 anos para o sistema hÃbrido - tecla SAP: bateria hÃbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria hÃbrida e módulo de controle de energia.
Seu melhor parceiro na cidade
Se você mora em um centro urbano é muito provável que, mesmo querendo um carro robusto, não abra mão de dirigibilidade, que garante o conforto ao volante, e versatilidade, essencial para a economia no uso diário. No Corolla Cross, isso tudo é garantido pela plataforma TNGA e a exclusiva tecnologia da Toyota: Hybrid Synergy Drive.
Na prática, a primeira se traduz em um ótimo raio de giro, dando uma mãozinha em balizas e manobras em ambientes com espaço restrito; ponto de visão mais alto que o normal; retrovisores posicionados nos painéis da porta, diminuindo ao máximo os pontos cegos do veÃculo e os ruÃdos de vento. Já a Hybrid Synergy Drive, combina três motores - dois elétricos e um flex, a combustão - que garantem menor emissão de CO2 e mÃnimo consumo de combustÃvel, sendo capaz de rodar até 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina.
O Corolla Cross também é o segundo veÃculo hÃbrido capaz de rodar com etanol no mundo. Mais um ponto forte no quesito economia: ele não precisa ser ligado a uma tomada para ser recarregado. Os seus freios regenerativos acumulam a energia cinética produzida durante as frenagens e a transforma em eletricidade para a bateria. O mesmo ocorre nas desacelerações: é só tirar o pé do acelerador ao se aproximar de um semáforo vermelho, por exemplo, para recarregar a bateria. Ou seja, o carro produz sua própria eletricidade. Bom para o seu bolso e para o planeta.
Companheiro de viagem
Se um SUV está na sua lista de desejos é bastante provável que você também pense no carro como forma de viver seus momentos de lazer: passeios com a famÃlia completa, aquele bate e volta para praticar seu esporte favorito, viagens de fim de semana e até longos percursos para descobrir novos cantos do Brasil ao volante. Para desenvolver o SUV que você estava esperando, a Toyota colocou a versatilidade e a segurança como dois dos atributos essenciais do Corolla Cross.
Desde a versão de entrada, o lançamento já vem com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimÃdia, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, sistema de assistência ao arranque em subida, sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.
As versões mais completas ainda contam com limpador do para-brisa com sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro, Alerta de Ponto Cego e o Alerta de Tráfego Traseiro. E alguns modelos ainda são dotados de um sistema com radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.
Segurança é ótimo, mas e conforto? Ele também está à bordo do Corolla Cross para que você aproveite o percurso, não apenas o destino. O acabamento interno é horizontal até se conectar com as portas. Isso dá uma sensação maior de amplitude e os vários porta-copos e objetos nas portas, no console central e no apoio de braços no banco traseiro, aumentam a comodidade do motorista e dos passageiros. A versão XRX Hybrid do Corolla Cross ainda conta com iluminação ambiente e teto solar elétrico, garantindo aos ocupantes maior prazer ao dirigir e sensação de esportividade.
Além de todos esses detalhes, outro ponto de destaque que deve atrair de aventureiros com seus equipamentos a famÃlias em viagem com tudo a que têm direito é o porta-malas com espaço de 440 litros, um dos maiores da categoria, com fácil acesso aos bancos traseiros e exclusiva cobertura retrátil. Para você gastar menos tempo arrumando o carro para a viagem e mais tempo curtindo.
Design e Tecnologia
Outra dupla que precisa andar junta no desenvolvimento de um carro é essa: design + tecnologia. O Diretor de Produção da Toyota do Brasil, Ademir Canal explica que, mais do que deixar o carro atraente aos olhos do consumidor, o desenvolvimento do design do Corolla Cross levou em consideração também segurança e performance.
"Na parte frontal, o destaque fica na grade trapezoidal dupla, um conjunto que projeta uma aparência ampla, forte e estável ao SUV. Essa aparência forte ganha mais evidência com linhas bem caracterÃsticas que transcendem das laterais através dos para-lamas dianteiros, que são bem alargados e criam uma impressão dinâmica e imponente. Ainda na parte frontal, o ângulo de entrada é de 21 graus, o que transmite mais confiança e segurança para o motorista ao volante", explica.
Do lado de dentro, a assinatura Corolla se mantém, com variações entre as 4 versões. A depender do modelo, o proprietário pode contar com até três tipos de acabamento dos bancos, volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo com acabamento em couro, aletas para trocas de marcha (paddle shift) e painel de instrumentos com mostradores em tela digital TFT digital de 4,2 ou 7 polegadas. Do lado de fora, o que se vê é um desenho robusto, presente nos modelos SUVs, mas ainda sim elegante e urbano, para agradar a todos os tipos de motorista.
Uma versão ideal para você
Se você já decidiu apostar em um SUV para seu próximo carro, mas ainda tem dúvidas de qual modelo mais se encaixa no seu perfil - e bolso - a Toyota simplifica: o Corolla Cross sai de fábrica em 4 versões, XR, XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid. Agora, é só você escolher aquilo que não pode faltar no seu.
Corolla Cross XR - Embora seja a versão de entrada, o modelo é bastante completo. Você leva para casa um carro com 7 airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de subida, ISOFIX, rodas de liga de 17 polegadas, ar-condicionado digital, motor 2.0 Dynamic Force de 177 cavalos no etanol, transmissão direct shift de 10 velocidades, sensor de estacionamento traseiro, farol de neblina de LED, TFT colorido de 4,2" polegadas, multimÃdia de 8" com Android Auto®, Apple Carplay® e câmera de ré, retrovisores com rebatimento elétrico, rack de teto longitudinal e saÃda de ventilação traseira com 2 USB.
Corolla Cross XRE - Esta versão também tem motor 2.0 e todo o pacote da XR. Quem escolher esse modelo também leva rodas de liga leve 18" diamantada, bancos em couro, smart entry, push start, controle de velocidade de cruzeiro, paddle shift, faróis em LED, sensor de chuva e apoio de braço central no banco traseiro com porta-copos.
Corolla Cross XRV Hybrid - Aqui algumas mudanças importantes. A primeira versão hÃbrida - que combina motor à combustão e elétrico -, conta com o exclusivo sistema hÃbrido flex, Toyota Safety Sense, alerta de ponto cego, alerta de tráfego traseiro, sensor de estacionamento dianteiro, e moldura cromada nas janelas.
Corolla Cross XRX Hybrid - O modelo hÃbrido topo de linha ganha ar-condicionado dual zone, banco do motorista com ajustes elétrico, teto solar, TFT colorido de 7 polegadas, roda 18" preta diamantada exclusiva e interior bege.
O novo Corolla Cross tem preços a partir de 143.490 reais (preço público tabela Brasil Maio de 2021), o que o torna a melhor opção do segmento. Parece exagero? Da próxima vez que estiver no trânsito e olhar para os lados, você vai ter certeza que a Toyota conseguiu unir três paixões do brasileiro atrás do volante: o SUV, a herança do Corolla e o DNA da marca Toyota.
Deixe sua opinião