Lula lidera corrida presidencial e abre vantagem de 9 pontos contra Bolsonaro
magal53junho 12, 20210
Lula lidera em todos os cenáriosCredito
Foto: Reuters/Amana Perobelli
Petista aparece com 32% das intenções de voto em simulação de primeiro turno; candidatos do "centro" somam 23%
Três meses após recuperar seus direitos polÃticos com a anulação de condenações no âmbito da operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou a liderar numericamente a disputa eleitoral em simulação de primeiro turno feita pela pesquisa XP/Ipespe.
De acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira (11), Lula teria 32% das intenções de voto em cenário estimulado 3 pontos percentuais a mais do que tinha nos últimos dois meses.
Ciro Gomes (PDT) foi o que mais perdeu na pesquisa, passando de 9% para 6%. O ex-governador do Ceará tem buscado viabilizar sua candidatura ao centro do espectro ideológico, como uma “terceira via” à disputa posta entre Lula e Bolsonaro. Nas últimas eleições presidenciais, ele obteve 12,47% dos votos válidos, com uma candidatura mais à esquerda.
O ex-juiz federal Sergio Moro (sem partido), oscilou negativamente 1 p.p., de 8% para 7%, assim como o empresário e apresentador Luciano Huck (sem partido), que foi de 5% para 4%.
Juntos, os possÃveis candidatos que se autointitulam de “centro” testados nesta simulação somam 23% das intenções de voto 5 p.p. a menos que Bolsonaro e 9 p.p. paraa Lula. Os números evidenciam as dificuldades postas para o grupo nas eleições de 2022.
Já o lÃder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos (PSOL), conta com 2% das intenções de voto no cenário estimulado testado pela pesquisa. O levantamento mostrou que 15% dos entrevistados não responderam ou declararam voto em branco ou nulo.
Pesquisa espontânea
No cenário espontâneo (quando o eleitor aponta seu candidato sem que nomes sejam apresentados pelo entrevistador), Lula e Bolsonaro aparecem empatados, com 24% das intenções de voto cada.
O resultado mostra uma oscilação positiva de 3 p.p. do petista e negativa de 1 p.p. do atual presidente em um mês. Neste caso, Ciro Gomes tem 3%, enquanto cinco nomes aparecem com 1% cada: Guilherme Boulos, João Amoêdo (Novo), João Doria, Luciano Huck e Sergio Moro.
Indicações de votos em branco ou nulos somam 8% dos respondentes, ao passo que 36% não souberam ou optaram por não responder.
Segundo turno
Em simulações de segundo turno, Lula abriu 9 pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro a diferença era de 2 p.p. em maio. Ele foi de 42% para 45%, enquanto o atual presidente caiu de 40% para 36%.
A pesquisa XP/Ipespe foi realizada entre os dias 7 e 10 de junho. Foram feitas 1.000 entrevistas telefônicas, conduzidas por operadores, com eleitores de todas as regiões do paÃs, com uma amostra estatÃstica que respeita as proporções do eleitorado brasileiro.(Marcos Mortari/InfoMoney)
Deixe sua opinião