Clientes de cartão de crédito usam carteiras digitais para fugir de multa

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Bancos alerta que prática ilegal pode causar cancelamento do cartãoClientes de cartão de crédito usam carteiras digitais para fugir de multa por atraso da fatura, mas pode sofrer cancelamento



Em meio à pandemia, com dificuldades para quitar as faturas do cartão de crédito, clientes do banco digital Nubank descobriram uma artimanha para escapar das taxas por atraso no pagamento: ao fazer o cadastro em carteiras digitais, como Mercado Pago, PicPay ou RecargaPay, conseguiam evitar a cobrança de juros. No entanto, essa prática pode levar ao cancelamento do cartão.

Os clientes da instituição perceberam que era possível usar a funcionalidade de quitar um boleto dos apps com o próprio limite do cartão de crédito. Assim, a dívida era adiada para o mês seguinte, sem incorrer a cobrança de juros moratórios de 1%, nem de multa de 2%, conforme estabelecido no contrato.

Os usuários também descobriram que era possível depositar dinheiro na conta do Nubank, utilizando o limite do cartão. Isso era feito por meio de pagamento de boleto por outro aplicativo, usando o crédito do banco.

Os "jeitinhos", porém, não são autorizados pela instituição. De acordo com as normas, o atraso no pagamento de qualquer obrigação devida poderá ocasionar o bloqueio ou o cancelamento do cartão, independentemente de notificação ou qualquer outra formalidade. E, em caso de atraso, o cliente ainda poderá ter seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, e suas obrigações futuras poderão vencer antecipadamente.

Procurado  o Nubank afirmou que os casos de cancelamento do cartão de crédito são raros e que sempre são tratados de forma individual. Além disso, acrescentou que eles acontecem apenas quando alguma das cláusulas previstas no contrato é desreipeitada, como quando o produto é utilizado em operações não permitidas pela lei ou se o cartão não é utilizado por um período de 12 meses.
O banco ainda ressaltou que o cancelamento e o bloqueio do cartão de crédito são duas coisas diferentes: "o bloqueio pode ser realizado pelo Nubank de forma preventiva, quando são detectadas operações fora do padrão de uso ou inconsistências cadastrais, entre outros. Em todas estas situações, o Nubank sempre busca entrar em contato com a pessoa afetada antes de tomar qualquer ação".






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