Clientes de cartão de crédito usam carteiras digitais para fugir de multa por atraso da fatura, mas pode sofrer cancelamento
Em meio à pandemia, com dificuldades para quitar as faturas do cartão de crédito, clientes do banco digital Nubank descobriram uma artimanha para escapar das taxas por atraso no pagamento: ao fazer o cadastro em carteiras digitais, como Mercado Pago, PicPay ou RecargaPay, conseguiam evitar a cobrança de juros. No entanto, essa prática pode levar ao cancelamento do cartão.
Os clientes da instituição perceberam que era possível usar a funcionalidade de quitar um boleto dos apps com o próprio limite do cartão de crédito. Assim, a dívida era adiada para o mês seguinte, sem incorrer a cobrança de juros moratórios de 1%, nem de multa de 2%, conforme estabelecido no contrato.
Os usuários também descobriram que era possível depositar dinheiro na conta do Nubank, utilizando o limite do cartão. Isso era feito por meio de pagamento de boleto por outro aplicativo, usando o crédito do banco.
Os "jeitinhos", porém, não são autorizados pela instituição. De acordo com as normas, o atraso no pagamento de qualquer obrigação devida poderá ocasionar o bloqueio ou o cancelamento do cartão, independentemente de notificação ou qualquer outra formalidade. E, em caso de atraso, o cliente ainda poderá ter seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, e suas obrigações futuras poderão vencer antecipadamente.
Procurado o Nubank afirmou que os casos de cancelamento do cartão de crédito são raros e que sempre são tratados de forma individual. Além disso, acrescentou que eles acontecem apenas quando alguma das cláusulas previstas no contrato é desreipeitada, como quando o produto é utilizado em operações não permitidas pela lei ou se o cartão não é utilizado por um período de 12 meses.
O banco ainda ressaltou que o cancelamento e o bloqueio do cartão de crédito são duas coisas diferentes: "o bloqueio pode ser realizado pelo Nubank de forma preventiva, quando são detectadas operações fora do padrão de uso ou inconsistências cadastrais, entre outros. Em todas estas situações, o Nubank sempre busca entrar em contato com a pessoa afetada antes de tomar qualquer ação".
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