Uma das grandes vantagens do Android é que ele está disponível para todos os tipos de smartphones, desde os mais básicos até os caríssimos topos de linha. Mas essa vantagem também traz consigo um problema que afeta principalmente os donos de aparelhos mais básicos: lentidão e travamentos. É um problema crônico, mas que pode ser solucionado ou pelo menos amenizado depois de executar algumas rotinas que deixam o Android mais rápido e sem travar.
E não se preocupe, pois falaremos de dicas simples, porém efetivas, que não exigem que você faça root no seu aparelho. Então pode ficar tranquilo e seguir as dicas. Vamos lá?
Dica 1: desinstale apps desnecessários
Pouca gente sabe, mas os aplicativos têm um impacto significativo no desempenho do Android, principalmente nos smartphones mais básicos. Portanto, um dos motivos que podem estar fazendo seu aparelho travar é a quantidade absurda de apps que você tem instalada.
Verifique se todos são realmente necessários ou se tem um ou outro que pode ser desinstalado para aliviar o sistema. Menos aplicativos instalados significa menos processos sendo executados em segundo plano, menos memória RAM sendo usada e menos trabalho para o processador do seu dispositivo.
Atenção especial para apps mensageiros e de redes sociais, que normalmente ficam em execução mesmo quando não estão abertos, consumindo dados, processamento e memória RAM de maneira indiscriminada. Avalie quais você realmente utiliza e descarte os demais. É um bom começo.
Dica 2: organize suas páginas
Pode parecer bobagem, mas manter muitas páginas na sua tela inicial pode acabar impactando o desempenho do seu smartphone e deixá-lo lento. Portanto, é uma boa ideia dar uma organizada nisso para não deixar ele no sufoco.
Primeiro organize seus ícones e tente deixar a maior quantidade possível deles numa mesma página. Use e abuse das pastas, que permitem reunir vários ícones em um mesmo espaço, o que poupa espaço e deixa a interface menos poluída. Evite deixar ícones abandonados em uma página e traga-os para uma mais cheia.
Dependendo do seu aparelho, basta fazer isso para que a página sem ícones suma da tela inicial. Em outros aparelhos, mais notadamente os da Samsung, é preciso remover as páginas vazias manualmente. Para tanto, basta tocar e segurar na página e depois arrastá-la para a lixeira.
Pronto, depois de fazer isso seu smartphone vai poder respirar um pouco mais. Mas isso não é suficiente e precisamos fazer mais alguns ajustes.
Dica 3: desapegue dos widgets
Outro recurso que consome muita memória e processamento no Android são os widgets. Embora facilitem bastante a vida de muita gente, esses pedaços de software podem acabar com o desempenho do seu aparelho e contribuir bastante para drenar a bateria dele.
Se você tem uma certa compulsão pelos widgets, mas está vendo que seu Android não está dando conta do recado e travando o tempo todo, está na hora de desapegar. Analise quais widgets são realmente indispensáveis e escolha no máximo dois para manter na sua tela inicial.
Para os demais, toque e segure sobre eles e depois os arraste para a Lixeira/Remover que aparece na parte superior da tela. Nesse momento você deve ouvir mais um sopro de alívio vindo do seu smartphone.
Dica 4: papéis de parede estáticos
Papéis de parede animados estão bastante difundidos por aí e dão um charme a mais à tela inicial do Android, mas eles não só consomem mais bateria como também impactam o desempenho do sistema como um todo. Afinal de contas manter aquilo tudo animado exige um trabalho extra do seu aparelho, que poderia estar direcionando esse esforço para coisas mais importantes.
Se você estiver numa relação de ódio com seu smartphone por ele não parar de travar e usa papéis de parede animados, está na hora de mudar e abraçar os tradicionais papéis de parede estáticos. Para isso, basta tocar e segurar em qualquer área vazia da sua tela inicial e selecionar a opção "Planos de Fundo".
Escolha uma foto da sua galeria de imagens ou uma imagem fornecida pelo fabricante do seu smartphone e pronto. Menos uma extravagância para seu aparelho lidar.
Dica 5: menos animação, mais desempenho
Depois dessas quatro dicas, é possível que você perceba seu Android travando menos e com um desempenho ligeiramente melhor. Contudo, também é possível que esses ajustes não tenham sido suficientes e tenhamos de cortar as animações de janela do seu Android pelo bem maior.
Para isso, acesse o menu "Configurar" do seu aparelho e role a tela até o fim. Selecione a opção "Sobre o telefone".
Aqui, role a tela até encontrar a opção "Número da versão" e toque sobre ela repetidas vezes até ativar o modo desenvolvedor. Feito isso, retorne para a tela anterior e veja que surgiu a opção "Programador".
Toque sobre essa opção e ative a chave do modo no canto superior direito. Feito isso, uma série de novas opções estarão disponíveis para você ajustar o seu smartphone. Porém, fica aqui o aviso: não mexa no que você não tem certeza.
Deixe sua opinião