De Indemini, pode-se ver claramente o pasto da montanha Sciaga
(na montanha, à direita)
(Keystone) |
Vender nove "rustici", casinhas de pedra típicas dos vales do Ticino, pela soma simbólica de um franco. Esta é a ideia do vilarejo de Gambarogno, na Suíça italiana, para promover a região de Monti di Sciaga. Os compradores terão de se comprometer a renovar suas pequenas residências.
Monti di Sciaga é o nome de um pasto alpino de Indemini
, um dos lugares mais remotos habitados do cantão do Ticino. Embora localizada em um vale quase inteiramente em território italiano (Val Veddasca), Indemini pertence à Suíça e está localizada a apenas 18 quilômetros (incluindo a passagem de um desfiladeiro) de Gambarogno, da qual faz parte desde uma fusão de municípios em 2010.
Visto de longe, com suas pastagens bem conservadas, Monti di Sciaga não parece um lugar esquecido. Mas depois de cruzar o riacho de Giona e subir o caminho, percebemos que as casas estão parcialmente em ruínas.
Por essa razão, foi desenvolvido um projeto
para promover o local. Ele prevê a construção de um abrigo alpino para acomodar ciclistas e caminhantes das montanhas Tamaro e Lema.
Como a cidade carece de fundos para financiar a restauração dos rustici, ela propõe vendê-los a compradores particulares pela módica quantia de um franco. Os futuros proprietários devem comprometer-se a restaurar completamente estas casas com os seus telhados de granito, de acordo com critérios técnicos e de qualidade bem específicos, dentro de um determinado período de tempo.
Deixe sua opinião