O atual sistema de aposentadoria no Chile foi criado pelo ditador e general Augusto Pinochet, que comandou o paĂs com mĂŁo de ferro entre 1973 e 1980. Na Ă©poca de sua criação, na dĂ©cada de 80, o sistema teve grande repercussĂŁo, pois prometia pensĂ”es com o valor de 70% a 90% dos salĂĄrios. Mas o sistema chileno posteriormente demonstrou ser um fracasso, com a criação de aposentadorias baixas, em mĂ©dia 40% a 45% dos salĂĄrios ao longo dessas quase quatro dĂ©cadas. Em 2019, o salĂĄrio mĂnimo chileno foi equivalente a US$ 456, enquanto a mĂ©dia das pensĂ”es foi US$ 236.
Os chilenos, com ironia, destacam que Pinochet privatizou as aposentadorias para todos os chilenos, menos para os militares, que continuaram recebendo pelo sistema estatal, com aposentadorias de 3 a 7 vezes mais altas do que as pensÔes privadas dos civis. As aposentadorias dos militares são financiadas em parte pela Codelco, a empresa estatal de cobre.
Em 1971, Salvador Allende havia estatizado as empresas de cobre, o principal commodity do Chile. Pinochet derrubou Allende criticando, entre outos motivos, a estatização. No entanto, o general manteve a estatização do cobre. E, alĂ©m disso, unificou todas as estatais desse metal em uma Ășnica empresa, a megaestatal Codelco. E Ă© essa estatal que produz, atĂ© hoje, os maiores lucros das exportaçÔes chilenas.
Mas a maioria dos aposentados chilenos foram os Ășnicos financiadores de suas pensĂ”es, jĂĄ que tiveram de fornecer 10% de seu salĂĄrio bruto a fundos de pensĂ”es.
Em 2016, trabalhadores chilenos foram às ruas protestar contra o governo da então presidente Michelle Bachelet para exigir aposentadorias mais altas, o fim do sistema obrigatório de pensÔes privadas e a volta do sistema estatal de aposentadorias.
O governo Bachelet criou um sistema, o “Pilar SolidĂĄrio”, que Ă© um esquema de aposentadorias para os setores mais pobres. Seu sucessor, o governo Piñera, planeja aprovar no ano que vem uma reforma do sistema de aposentadorias privadas, que contempla incluir a contribuição do empregador, e que seria implementado de forma muito gradual, atĂ© chegar a 4% do salĂĄrio.
Deixe sua opiniĂŁo