Medida da Anatel estabelece que empresas de telefonia e TV a cabo implementem lista que bloqueia chamadas.
Os clientes de empresas de telefonia celular e de TV a cabo vão poder se livrar das incômodas ligações de telemarketing a partir do próximo dia 16. As prestadoras de serviço têm até essa data para implementar a lista do "Não Perturbe". A partir desse prazo, os consumidores terão como se cadastrar para não receber mais ofertas via ligação de telefones fixo e móvel.
A determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vale para clientes das empresas Claro/Net, Algar, Nextel, Oi, Sky, Sercomtel, Tim e Vivo. A partir do próximo dia 16, o cliente vai incluir o seu número de telefone em um site único das operadoras, na aba "Cadastro Nacional Setorial de Não Perturbe".
Lá, fará escolha da empresa ou o tipo de serviço (telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura) que não deseja ser incomodado com a ligação de telemarketing. Bastará criar conta no site, inserindo nome completo, CPF e e-mail para criar login e senha de acesso.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTeleBrasil), que representa as companhias, informou que a iniciativa da lista surgiu do diálogo entre as prestadoras e a Anatel "com o objetivo de criar proposta mais ampla de autorregulação de telemarketing para o setor de telecomunicações".
A Anatel afirmou que acompanha o processo de criação da listagem e estabeleceu que a divulgação do canal seja feita "de forma abrangente, clara e fácil". A determinação não inclui chamadas de empresas de outros setores.
Entre janeiro de 2016 e maio de 2019, foram registradas mais de 83 mil reclamações de chamadas inconvenientes de telemarketing.
Você leu?
Paolla Oliveria indignada com vídeo pornográfico
Você leu?
Paolla Oliveria indignada com vídeo pornográfico
Deixe sua opinião