Type Here to Get Search Results !

Ads

Bossa Negra

ih-arte
A vigorosa Bossa Negra dos bambas cariocas

Com Hamilton de Holanda, Diogo Nogueira apresenta, enfim, um disco à altura do legado de seu pai

MAURO FERREIRA

Diogo Nogueira teve seu caminho aberto no mundo da música tanto pela beleza como pelo fato de ser filho do cantor e compositor João Nogueira (1941 — 2000), bamba respeitado nas rodas de samba. Mas o fato é que Diogo nunca tinha feito um CD que ao menos roçasse a importância da discografia de seu pai. Ao contrário: à medida em que mostrou evolução como cantor, o rapaz deu voz a um repertório cada vez mais banal. 

Por isso mesmo, merece ser saudada a benéfica mudança de rota promovida na discografia de Diogo por ‘Bossa negra’, CD gravado pelo cantor com o exímio bandolinista Hamilton de Holanda. Lançado esta semana pela gravadora Universal Music, o disco é o melhor de Diogo, que apresenta, enfim, um trabalho à altura do legado de seu pai João Nogueira.
Diogo Nogueira e o bandolinista Hamilton de Holanda lançam ‘Bossa negra’, CD que reúne boas músicas inéditas como ‘Brasil de hoje’ e ‘Tá’

O CD ‘Bossa negra’ é projeto inspirado pelos afro-sambas compostos na década de 1960 pelo violonista Baden Powell (1937 - 2000) com Vinicius de Moraes (1913-1980). A força do CD vem justamente do fato de conseguir revolver a raiz mais negra do samba em repertório que entrelaça músicas inéditas (quase todas assinadas por Hamilton com Diogo) com regravações de sambas como ‘Mundo melhor’ (1962), parceria de Vinicius com o seminal Pixinguinha (1897 - 1973).

A grande inspiração do repertório inédito — sobretudo do exuberante samba-título ‘Bossa negra’ — valoriza o disco e o impede de ser mera leitura de obras alheias. O samba ‘Brasil de hoje’, reforçado com coro infantil, e ‘Salamandra’ (joia rara do baú de João Nogueira e Paulo César Pinheiro, criada com inspiração nos afro-sambas) figuram entre as boas inéditas do CD gravado sob a direção musical de Hamilton.

Aliada à maestria do toque do bandolim de Hamilton e ao canto já seguro de Diogo, a percussão embasa o CD. A bossa é mesmo negra.
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Top Post Ad

Below Post Ad