A diferença entre Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM) caiu oito pontos percentuais, mostra pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira. Witzel somou 56% dos votos válidos, enquanto Eduardo Paes foi a 44%. O resultado mostra um crescimento de 4 pontos percentuais do ex-prefeito da capital, acima da margem de erro, que é de 3 pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pelo GLOBO e pela TV Globo.
A pesquisa ouviu 1512 eleitores em 41 municípios fluminenses entre os dias 20 a 23 de outubro de 2018. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR‐07484/2018. O nível de confiança é de 95%.
Nos votos totais, Wilson Witzel (PSC) tem 48% das intenções de voto, enquanto Eduardo Paes (DEM) ficou com 38%. Brancos e nulos somam 11% e 3% dos entrevistados não sabe ou não respondeu à pesquisa.
No último levantamento do Ibope, feito entre 15 e 17 de outubro, a diferença entra de 20 pontos entre os candidatos, com Witzel marcando 60% dos votos válidos e Paes, 40%. Nos votos totais. Nos votos totais, Witzel havia marcado 51% das intenções de voto, enquanto Paes tinha 34%.
Rejeição
De acordo com os dados do Ibope, 46% dos entrevistados disseram que não votariam em Eduardo Paes de jeito nenhum. Declararam votar com certeza no ex-prefeito do Rio 23% dos eleitores. Outros 17% afirmaram que podem votar nele, e 12% declararam não conhecê-lo o suficiente para opinar. Não souberam ou não opinaram 2% dos entrevistados.
Já 22% dos ouvidos disse que não votaria de jeito nenhum em Wilson Witzel, enquanto 37% votariam no ex-juiz. Outros 13% disseram que podem votar nele, e 27% não o conhecem o suficiente para opinar. Assim como no caso de Paes, 2% não souberam ou não opinaram.
Em comparação com o levantamento anterior, o número de eleitores que não votariam em Witzel de jeito nenhum cresceu 4 pontos percentuais, acima da margem de erro. Já os que com certeza votariam no candidato do PSC eram 40%, uma oscilação negativa de 3 pontos percentuais, no limite da margem de erro.
Os que não votariam em Paes de jeito eram 48%, enquanto os que com certeza votariam somavam 21%.
Candidatos comentam pesquisa
Witzel e Paes estavam no debate do SBT quando os números do Ibope foram divulgados. Em entrevista, eles comentaram os percentuais. O candidato do PSC disse não saber se os ataques do adversários estão dando resultado.
— Não sei. Tudo o que ele está falando a gente está demonstrando que não é verdade — afirmou Witzel, completando: — A pesquisa é para analista. Eu vejo na rua e, na rua, não estou vendo isso (diminuição das intenções de voto). Eu falava no primeiro turno, só me via crescendo. Agora, se isso (intenções de voto) saiu de 40%, para 50%, para 60%, isso a gente vai ver na urna.
Já Paes comemorou a diminuição da diferença percentual entre ele e o adversário:
— Não comento pesquisa, mas essa eu vou comentar. As pessoas estão conhecendo o candidato. Elas votaram em uma pessoa que elas não sabiam quem era. Elas acharam que era o Bretas e o Moro (Marcelo Bretas e Sérgio Moro, juízes que julgam casos da Lava-Jato), mas não é. Ele é cheio de maracutaia e história esquisita.
Deixe sua opinião