Foi decidido nesta terça-feira (27) que o bairro Maria Joaquina voltará a fazer parte do mapa administrativo de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. Há 22 anos, quando o município de Búzios foi emancipado, a área do bairro permaneceu como parte de Cabo Frio.
A mudança é uma determinação do projeto de lei 2.538/13, de autoria do deputado Paulo Ramos (sem partido), cujo veto do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) foi derrubado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça.
O bairro fica a 6 km de distância do Centro de Búzios e a cerca de 22 km do Centro de Cabo Frio, acessando pela Estrada do Guriri.
No projeto, o deputado justificou que os moradores de Maria Joaquina já trabalham, estudam, recebem atendimento médico e realizam atividades recreativas em Búzios.
Segundo a Alerj, foram 47 votos favoráveis e nenhum contrário, e a nova lei será promulgada e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.
“A população sempre faz essa reivindicação e a Alerj derrubou o veto em defesa do bairro. Não queremos prejudicar Cabo Frio e verificaremos se haverá perdas e procuraremos compensações”, declarou o deputado autor do projeto.
Deixe sua opinião