Cinco mil trabalhadores já podem se aposentar por idade sem sair de casa ou ter que ir a uma agência do INSS em todo o país.
Basta que façam uma ligação telefônica para a Central 135. Segundo informou o presidente do órgão, Leonardo Gadelha, o instituto começou a enviar carta para esses segurados informando que que já completaram as condições de requerer o benefício (60 anos mulheres e 65 anos para homens).
Quem contribui para a Previdência Social poderá se aposentar por idade sem enfrentar fila nos postos do INSS. O reconhecimento do direito ao beneficio passou a ser automático e, após ser avisado por carta pelo instituto, o segurado pode aceitar e começar a receber ao ligar para o 135.
O instituto ainda não tem previsão de quando vai oferecer a possibilidade a todos os segurados que estão informações cadastrais consideradas corretas. O sistema também funcionará,inclusive para concessão de outros benefícios, como aposentadoria por tempo de contribuição.
Outra novidade para os segurados do INSS no Rio é a implementação de um acordo de cooperação técnica com o instituto, para facilitar a vida do trabalhador na hora de solicitar benefícios como aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade.
"Com o acordo, trabalhadores que solicitarem esses serviços não precisão ir a agência entregar os documentos,que será fornecida pela empresa, que já enviará toda documentação digitalizada ao INSS. Isso vai desburocratizar o primeiro atendimento e agilizar o acesso aos benefícios", explica Luciana Melo, chefe da divisão de benefícios do INSS no Rio.
De acordo com o INSS, o tempo médio de espera para o primeiro atendimento em uma das agências, no Rio, já está em 120 dias. Gadelha informou que os acordos de cooperação técnica podem ser ampliados no Rio ao longo desse ano e de 2018. "A ideia é que entidades representativas, como sindicatos, também possam receber a documentação de trabalhadores para o requerimento de benefícios", disse.
Acesso será simplificado
Pelo projeto INSS Digital o segurado terá acesso a serviços de forma mais rápida e com segurança. O novo modelo transforma a tramitação dos processos em papel para formatos digitais, o que deve tornar mais ágil o recebimento e análise de documentação e requerimentos, bem como a distribuição dos processos de forma eletrônica.
Hoje, segurados do INSS já podem ter acesso a uma série de serviços online, sem precisar se deslocar até um posto. Um dos canais para apressar o atendimento é a plataforma digital chamada “Meu INSS”, que já conta com cerca de dois milhões de senhas cadastradas. No endereço meu.inss.gov.br, é possível acessar extrato de pagamento, agendar atendimento e solicitar senha do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne todas as informações do segurado, além da contagem de tempo de serviço para solicitar a aposentadoria.
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