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Range Rover Evoque HSE tem muita eletrônica e desempenho bom

Range Rover Evoque HSE tem muita eletrônica e desempenho bom Range Rover Evoque HSE tem muita eletrônica e desempenho bom tanto na terra quanto no asfalto

Modelo produzido no Brasil não perdeu a pompa do similar europeu, mantendo as linhas modernas da carroceria e o eficiente conjunto mecânico. Mas o preço parece de importado.

Quem pensou que o Range Rover Evoque perderia em qualidade quando passasse a ser produzido no Brasil deve rever seus conceitos. Fabricado em Itatiaia, no Rio de Janeiro, o crossover manteve suas principais características, como estilo moderno, acabamento refinado, bom conjunto mecânico e completo pacote de equipamentos. O problema é que manteve também praticamente o mesmo preço do importado, com uma pequena diferença. Mas para quem tem bala na agulha, o Evoque nacional é uma opção tentadora, que não deve nada à concorrência. Seus pontos fracos são o espaço limitado no banco traseiro, com conforto para duas pessoas, e o volante com aro fino.

Desde que foi lançado em 2011, o Range Rover Evoque sempre teve como principal atrativo o visual moderno, com linhas ousadas. O estilo do modelo é tão marcante que a equipe de design da Land Rover teve dificuldades para fazer a reestilização no ano passado, já que em time que está ganhando não se mexe. Mas eles mexeram, pouco, proporcionando ao Evoque um aspecto ainda mais esportivo. E foi com esse visual que o crossover ganhou RG no Brasil, quando passou a ser produzido no interior do Rio de Janeiro. Com faróis estreitos contornados por luzes diurnas com LEDs, emoldurando a grade retangular, o Evoque tem a imponência reforçada ainda mais pelo para-choque com defletor de ar na parte inferior e faróis de neblina também com LEDs.

SILHUETA 
Range Rover Evoque HSE tem muita eletrônica e desempenho bom


O capô mais alto enfatiza a robustez e ainda conta com duas entradas/saídas de ar nas laterais. A silhueta lateral é muito bonita, reforçada principalmente pelo para-brisa bem inclinado e o teto com acentuada descaída na traseira. A pintura “saia e blusa” (em duas cores) conferiu um toque retrô ao modelo e os retrovisores com repetidores de seta têm outra característica bem interessante: eles projetam o desenho do carro no chão quando as portas dianteiras são abertas. A traseira é muito robusta, com defletores de ar no teto e no para-choque, lanternas retangulares menores e saídas de escapamento cromadas. As belas rodas de liga leve são de aro 20 polegadas, calçadas com pneus de perfil 45, medida complicada para nossas ruas e estradas esburacadas.

Range Rover Evoque HSE tem muita eletrônica e desempenho bom O porta-malas tem bom volume e traz em seu interior o estepe de emergência. O compartimento é todo revestido e conta com rede e ganchos de fixação de objetos. Curiosamente, o Evoque nacional não tem chave presencial com sensor na maçaneta. Mas por dentro o espaço é bom, principalmente na frente, onde os bancos revestidos com couro são confortáveis, com ajustes elétricos, inclusive lombar, e abas laterais para manter o corpo firme em curvas.


O TÚNEL 
Range Rover Evoque HSE tem muita eletrônica e desempenho bom

Já no banco traseiro a história é um pouco diferente. Ele até acomoda três pessoas e tem apoio de cabeça e cintos de segurança retráteis para todos, mas proporciona conforto para dois passageiros. O velho e nem tão bom túnel no assoalho atrapalha, roubando espaço de quem senta no meio. Mas o banco traseiro tem ainda dois pontos de fixação de cadeiras infantis (Isofix) e saídas de ar-condicionado, porém sem a possibilidade de regulagem de temperatura. E apesar de o teto ser rebaixado na traseira, pessoas com até 1,80m de altura se acomodam ali sem esbarrar a cabeça.

Range Rover Evoque HSE tem muita eletrônica e desempenho bom Espaço no banco traseiro é ideal para dois, mas tem itens de segurança para três - Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Espaço no banco traseiro é ideal para dois, mas tem itens de segurança para três

A posição de dirigir é boa, já que o carro é mais alto e o volante tem regulagem de altura e distância, além de comandos para o som, celular, computador de bordo e multimídia. Tem também as aletas atrás para trocas de marchas. Apesar de ser revestido com couro, o volante é fino, o que faz com que o motorista aperte mais os dedos contra as mãos. O painel tem desenho simples, mas limpo, com revestimento agradável ao toque, central multimídia com tela tátil, GPS fácil de interagir e câmera de ré com imagem nítida. Os instrumentos do painel têm fundo preto com visor central digital, com informações do computador de bordo.

Com volume de 575 litros, porta-malas tem espaço para a bagagem de toda a família - Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Com volume de 575 litros, porta-malas tem espaço para a bagagem de toda a família

COMANDOS
Range Rover Evoque HSE tem muita eletrônica e desempenho bom
 No console, o motorista acessa o seletor de modos de condução, com as opções normal, grama, cascalho, neve, lama e areia. Ao dar a partida na ignição, o botão giratório do câmbio sobe e nele pode-se optar pela posição S, que permite trocas de marchas em rotações mais elevadas, proporcionando uma condução mais esportiva. Ainda no console, o motorista tem os comandos do start/stop, do auxílio de descida em rampa e do controle de estabilidade, que pode ser desligado.

O conjunto mecânico do Evoque é bem eficiente. O motor 2.0 turbo despeja bom torque em baixas rotações, garantindo agilidade nas arrancadas e segurança nas retomadas de velocidade. São 240cv que proporcionam desempenho esportivo, favorecido também pela boa relação das nove marchas do câmbio automático. E quando as trocas são feitas nas aletas, o carro fica literalmente na mão, ainda mais esperto. Na cidade o computador de bordo registrou consumo médio de 6,8km/l, e na estrada, 11,5km/l.

Motor 2.0 turbo de 240cv proporciona desempenho muito bom ao crossover - Ramon Lisboa/EM/D.A Press
Motor 2.0 turbo de 240cv proporciona desempenho muito bom ao crossover

RODAR MACIO O Evoque tem tração integral sob demanda e as suspensões bem equilibradas, garantindo boa estabilidade em curvas, com inclinação da carroceria quase imperceptível. E além de garantir a segurança, as suspensões filtram bem as irregularidades do solo, proporcionando um rodar confortável. A direção foi bem calibrada e é leve em situação de manobra e mais firme em velocidades elevadas. Mas o diâmetro de giro dificulta um pouco as manobras em espaços menores. O sistema de freios com o auxílio luxuoso da eletrônica e disco nas quatro rodas funcionou de forma precisa, sem sustos.

Em resumo, o Evoque é uma interessante opção para quem procura um crossover sofisticado, bem equipado e com bom desempenho. Pena que sua nacionalização não tenha tornado o preço mais acessível, medida que seu vasto grupo de admiradores apreciaria. 
As rodas de liga leve são de aro 20 polegadas e os pneus são de perfil 45 - Ramon Lisboa/EM/D.A Press

As rodas de liga leve são de aro 20 polegadas e os pneus são de perfil 45

O Range Rover Evoque HSE é daquele tipo de automóvel que tem diferentes recursos para atender às necessidades do motorista e passageiros. Além de sistemas eletrônicos que proporcionam uma condução mais segura, o modelo conta com equipamentos de entretenimento tornam a viagem mais agradável. No painel, o Evoque traz uma tela tátil de 10,2 polegadas, com conectividade para celular via Bluetooth e streaming de áudio com CD Player, display TFT, tomadas de 12V no console e no porta-malas, além do sistema de navegação InControl Touch Pro. Destaque também para o som Meridian, que pode ser de 380W com 10 alto-falantes ou de 825W e 16 alto-falantes (opcional). Qualquer uma das opções é garantia de som de alta qualidade. Confira a lista de equipamentos do evoque e veja as diferenças entre o modelo e seus principais concorrentes.


FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, quatro cilindros em linha, 1.999cm³ de cilindrada, 16V, turbo, gasolina, com injeção direta de combustível, que desenvolve potência máxima de 240cv a 5.800rpm e torque máximo de 34,7kgfm a 1.750rpm

TRANSMISSÃO
Tração integral e câmbio automático sequencial de nove velocidades

SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS
Dianteira, independente, McPherson; e traseira do tipo multilink e barra estabilizadora / 8,5 x 20 polegadas (alumínio) / 245/45 R20

DIREÇÃO
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

FREIOS
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com sistema ABS e distribuição da força de frenagem (EBD)

CAPACIDADES
Tanque de combustível, 70 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 692kg

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