Manifestantes impediram que passageiros entrassem na
estação Araribóia das barcas, em Niteró.
A "Greve Geral" é marcada por atos e tumultos, desde a madrugada desta sexta-feira, em diversos pontos do Rio. Os manifestantes bloquearam vias movimentadas da cidade para protestar contra as reformas da Previdência e Trabalhista, que foi aprovada na Câmara dos Deputados na última quarta. Entre os locais que foram interditados estão Ponte Rio-Niterói, BR-101, Túnel Marcello Alencar, Radial Oeste e Linha Vermelha.
Por causa das manifestações, o Centro de Operações informou que o municÃpio entrou em Estágio de Atenção a partir das 6h50 desta sexta-feira. Além dos bloqueios, houve uma confusão, durante a madrugada, perto da estação Mato Alto, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio, onde um grupo colocou barricadas na via. Houve também tumulto na Linha Vermelha, na altura do Fundão, e no saguão do Aeroporto Santos Dumont.
Além disso, ônibus foram atacados. De acordo com informações do BRT, 11 coletivos articulados foram depredados e os serviços do corredor Transcarioca ficaram suspensos por volta das 2h30. Já por volta das 5h40, houve uma interrupção parcial do corredor Transoeste após manifestantes atearem fogo em pneus na pista, na altura da estação Embrapa, em Guaratiba. Os intervalos entre os ônibus no Transoeste continuavam irregulares às 7h50.
Com cartazes e faixas contra o governo de Michel Temer (PMDB), manifestantes e representantes de sindicatos fizeram ainda um bloqueio na estação das barcas, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Uma "barreira humana" foi montada para que os passageiros e funcionários não entrassem no local. Houve confusão e a polÃcia precisou ser acionada. Segundo a CCR Barcas, pelo menos 100 mil pessoas usam o transporte aquaviário por dia.
A primeira partida era prevista para 5h30 com destino à Praça XV, no Centro do Rio, mas os passageiros não conseguiram embarcar. A PM reforçou que policiais do 12º BPM (Niterói) acompanham o ato, que até agora é pacÃfico. Até à s 7h30, os ônibus circulavam normalmente em Niterói e São Gonçalo.
Houve problemas também no VeÃculo Leve Sobre Trilhos (VLT). Um grupo de black blocs montou barricadas na estação da Rua 7 de Setembro, no Centro, para impedir a passagem do veÃculo. Homens mascarados chegaram ao local com materiais como plástico e madeira e puseram fogo. O transporte não estava operando por volta das 7h45 desta sexta-feira, mesmo com a retirada do material feita pouco antes por garis.
Deixe sua opinião