Dinheiro esquecido': agendamento de saque começa nesta segunda-feira

0
Dinheiro esquecido': agendamento de saque começa nesta segunda-feira

Começa nesta segunda-feira (dia 7) o período de consulta do valor a receber e de agendamento para resgate do "dinheiro esquecido" por milhões de brasileiros em instituições financeiras de todo o país. De hoje até sexta-feira, aqueles que nasceram ou abriram empresa antes de 1968 poderão conferir a quantia que lhes é devida. Caso percam esse prazo, haverá uma respescagem no sábado.
Na Quarta-feira de Cinzas, o Banco Central (BC) divulgou um passo a passo para o saque. A consulta do valor e o pedido de resgate serão feitos pelo site valoresareceber.bcb.gov.br. Na página, será possível escolher o banco para o qual quer destinar os recursos, desde que tenha uma chave Pix cadastrada e seja um usuário da plataforma Gov.br, que centraliza serviços do governo federal.
Os valores solicitados por usuários que indicaram a chave Pix deverão ser devolvidos pelas instituições em até 12 dias úteis. Nos casos em que as instituições financeiras não tenham aderido a um acordo com o BC, será preciso informar os dados de contato no sistema e o meio de pagamento ou de transferência desejados.
A liberação das consultas e dos resgates será feita por fases. Depois do primeiro grupo, será a vez de quem nasceu de 1968 a 1983 ou abriu uma empresa naquele período. Neste caso, a consulta do valor a sacar e o agendamento do pagamento poderão ser feitos de 14 a 18 de março. A repescagem será no dia 19. Quem nasceu após 1983, terá de 21 a 25 de março para checar o valor e agendar o resgate, com respecagem no dia 26. De acordo com o Banco Central, o total estimado é de R$ 4 bilhões a serem pagos a pessoas físicas e jurídicas.
Aquele que perder a data, ou seja, deixar de acessar o site na semana determinada, deverá entrar novamente no site e solicitar um novo acesso a partir de 28 de março.
“Caso não compareça nessa data, o cidadão terá de fazer uma nova consulta para receber uma nova data para pedir o resgate”, avisou o BC. O sistema vai informar uma nova data para o retorno.
De acordo com a autoridade monetária, mais de 114 milhões de pessoas já acessaram o site para saber se têm direito a uma “quantia esquecida”. Desse total, 25,9 milhões de brasileiros têm recursos a receber. Outros 88 milhões nada tem a resgatar. Além disso, 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema, das quais 253 mil podem recuperar valores deixados para trás.
Quem aguarda para saber o valor exato a receber é a atendente Adriana Costa, de 48 anos, moradora da Lapa, no Centro do Rio. Ela recebeu a notícia com otimismo.
— Entrei no site e tem dinheiro para mim, mas não diz quanto. Só me deram a data para entrar e fazer o agendamento. No dia 14, entrarei de novo — afirma.
Como consultar
Entre no site valoresareceber.bcb.gov.br.
Informe CPF ou CNPJ.
No caso de pessoas físicas, informe a data de nascimento; para as empresas, digite a data de abertura.
Se houver valores a receber, o sistema informará uma data para que retorne ao site e solicite o dinheiro disponível, a partir de hoje.
Anote a data e o horário informados.
No dia agendado, volte ao site e use seu login gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate.
Se perder a data, volte no dia informado para a repescagem na sua primeira consulta, das 4h às 0h.
Essa nova data será um sábado de repescagem; caso não consiga resgatar, haverá uma nova chance, em 28 de março.
Aposentados terão dinheiro de volta
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos no crédito consignado também vão receber de volta o dinheiro por meio do Sistema Valores a Receber, do Banco Central. A devolução para segurados do instituto e outros trabalhadores vai começar na segunda fase do programa, em 2 de maio, e vai valer para os casos de "recursos descontados em folha dos clientes de operações de crédito consignado em uma determinada instituição, mesmo após a portabilidade do crédito para outra instituição".
A medida vale também para servidores e trabalhadores que contrataram crédito consignado em algum momento ou notaram descontos indevidos de empréstimos em seus contracheques. Eles poderão checar se há algo a resgatar (incluindo taxas pagas indevidamente) pelo site valoresareceber.bcb.gov.br. As quantias, no entanto, ainda não estarão disponíveis.
Para ter acesso, é preciso informar o número do CPF e a data de nascimento do contribuinte. É importante destacar que herdeiros de aposentados ou de trabalhadores que tenham direito aos valores também fazem jus aos recursos esquecidos no banco.
Ao acessar o site para conferir se tem algo a resgatar na primeira etapa, o sistema informará a data agendada para que o contribuinte possa solicitar o depósito do valor em sua conta. É preciso anotar o dia exato para esse pedido e o horário, que será para períodos entre 4h e 14h ou 14h e 24h.
Alerta contra golpes
As investidas de golpistas sobre quem tem dinheiro a receber chamaram a atenção do Banco Central, que emitiu um alerta informando que "o único site para consulta ao dinheiro esquecido e para solicitação de valores é valoresareceber.bcb.gov.br".
A autoridade monetária informa que não envia links nem entra em contato com o cidadão para tratar do assunto ou confirmar dados: "Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber", afirmou em nota.
A pessoa não deve clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram, orienta o BC, que acrescenta que o cidadão não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.
Somente após acessar o sistema e no caso de pedir o resgate sem indicar uma chave Pix para transferência pode haver contato da instituição financeira para tratar do repasse.
Os valores a serem resgatados decorrem de contas-correntes ou poupanças encerradas com saldo disponível; tarifas e parcelas de operações de crédito cobradas indevidamente; cotas de capital e rateio de sobras, entre outros.
Os valores a serem resgatados decorrem de contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível; tarifas e parcelas de operações de crédito cobradas indevidamente; cotas de capital e rateio de sobras, entre outros.





Um blog de notícias. Tudo sobre política, economia, saúde, justiça, comportamento, entretenimento. Confira os fatos relevantes em tempo real. Notícias selecionadas para você
Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Deixe sua opinião


Deixe sua opinião


Postar um comentário (0)

buttons=(Accept !) days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !
To Top